Blog Essencial

Sociedade depressiva

Canso de ver pessoas buscando a origem e a cura de sua depressão em si mesmos. E o que existe, na maioria das vezes, é uma vida deprimente, mais que um depressivo.

Só neste país em que metade da população ganha 600,00 por mês, não consigo imaginar que uma pessoa possa ser feliz pensando só na sua família e aposentadoria. Pagando miséria para seus empregados. Recebendo o insuficiente dos patrões. Reclamando dos impostos, dos governos. Realmente não somos humanos, aliás nosso cérebro, moldado para sobreviver está mais para réptil do que para mamífero. Nossos sentimentos estão embotados. Basta ver como cuidamos de nossas crias, cada vez mais deprimidas. Não entendemos a lei natural sistêmica de compensação. Não adianta ter dinossauros, gigantes do mercado ou impérios, todos fatalmente cairão pelo desequilíbrio que causam no entorno, como uma gangorra. Se tem muito (“as riquezas”), pesa a gangorra para baixo. Aqueles que ficaram no lado de “cima”, inseguros, uma hora cairão na cabeça do que ficou sentado pesando no lado de baixo da gangorra, o acumulador que pesou e acabou com a diversão.

Não adianta ter uma vida cheia de “nada” e vazia de tudo que importa, fatalmente será depressivo. A vida na natureza é compartilhada. Tem leões e zebras. Um dia, todos morrem, mas vivem em seus bandos alegremente, enquanto isso. Um ser humano tem a bênção de ser mais criativo do que reprodutivo, se usar bem seu cérebro. Até hoje, usou mais para benefício de poucos, virando dinossauro rumo a extinção novamente. Só o despertar coletivo dos que estão do lado de cima na gangorra, totalmente vulneráveis, pode ajudar. Descendo desta ilusão de que não são capazes. Da opressão aos nomeados diferentes (leia-se pobres e excluídos). Aliás, Sempre foram os excluídos que mudaram a história. Não a escreveram, é claro. Por isso a educação está caindo. Porque estava a serviço de contar histórias dos dominadores. De ensinar a matemática que um pobre não consegue entender, porque para ele um mais um nunca foi dois. Ele só conhece o menos. A conta sempre deu zero para ele.

Os ricos que são ricos em todos sentidos criam coisas belas e úteis para todos. É natural que existam pessoas geneticamente brilhantes. Estes sempre serão ricos. O problema é usar isso para dominação, para sentar na gangorra. Se der instrução de qualidade a todos, o que pode ocorrer? Um despertar coletivo desta hipnose condicionada. Por isso, acredito nesta geração de jovens da internet. Tem muitas falhas e muito lixo, mas tem gente inteligente tendo voz para milhões pela primeira vez na história. Ainda que alguns líderes fechem suas muralhas, não podem subi-las aos céus, fatalmente a informação chega. A maior revolução está ocorrendo rapidamente e é na cabeça dos jovens graças aos mais velhos que nunca se calaram. Não é lutar contra ninguém. Não é gritar palavras de ordem, seguir líderes que sempre tem seu lado sombra, usar armas e críticas. É compartilhar com seus semelhantes o melhor que tem a oferecer. Uma nova era começa com um bom dia. Um bom dia começa quando você levanta pensando e agindo para o bem de todos. Apesar de ainda estarmos na selva, não somos selvagens no coração. A internet dá voz. Usemos bem.

(Silvana Garcia)

Silvana Garcia

Silvana Garcia

Silvana Garcia é uma das fundadoras e administradora da Essencial terapias. É psicóloga com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, especialização em Logoterapia e Análise Transacional, Maestria em novas constelações familiares.

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga a Essencial Terapias nas Redes:

Categorias

Artigos Recentes:

Rompendo padrões

Do DNA às galáxias tudo se repete em padrões infinitos. Nossa vida e, consequentemente, padrões de comportamento derivados de padrões biológicos, também. Mudar qualquer coisa

Leia mais >>