Blog Essencial

Rompendo padrões

Do DNA às galáxias tudo se repete em padrões infinitos. Nossa vida e, consequentemente, padrões de comportamento derivados de padrões biológicos, também. Mudar qualquer coisa não é uma simples questão de começar a pensar positivo. Isso fortalecido, depois de muito tempo mudará seus descendentes. Mas, para mudar a si mesmo, agora, precisa ir até os recôncavos do infinito do seu próprio ser, como um cientista que usa um laser preciso para chegar lá onde a história começa. E determina: “agora, de onde vim do futuro, posso surfar nesta onda em outra direção, porque este caminho já foi bem explorado e eu já conheço bem o fractal que se formou após tantas gerações”. É como se você viesse do futuro como um Deus e dissesse: faça-se a luz…em outra direção, porque as trevas já foram bem conhecidas. Olhando o universo e suas leis, não se trata de fazer algo diferente, apenas em outra direção. O novo irá emergir depois, a partir da nova onda gerada para outra direção. A vida segue em ondas como um mar, num infinito profundo, o surfista observa e sabe a hora certa de se jogar, mas só depois de muito observar e de muito cair.

Aprendemos com as constelações familiares sobre o inconsciente familiar com todos seus excluídos e como os traumas transgeracionais nos afetam hoje, trazendo autismo, perversões sexuais, vícios (como sempre foi no passado).

Nossa história está viva dentro de nós. E chora. Olhar com amor os que sofreram e com respeito os enlouquecidos que causaram tais danos é ressignificar o presente, não revidando, não lastimando, mas olhando, incluindo, aprendendo e seguindo diferente. Somos descendentes dos que sofreram e dos que fizeram sofrer. 

Os que se vestem de justiceiros, são exatamente descendentes dos perpetradores do passado que usam o dedo ou a caneta para continuar sendo algozes, crendo que são melhores que os seus ancestrais. Os que se vestem de vítimas profissionais são descendentes dos não vistos, sofrem como eles, sem sentir o direito de usufruir de uma vida prazerosa hoje. Para voltar a fluir o amor, a todos dizemos: “Sim. Foi assim. Sentimos profundamente sua dor. Damos um lugar nos nossos corações a todos vocês. A vida nos dará oportunidade de compensar tais danos na medida que seguimos fazendo diferente hoje, dado o que aprendemos com esta dor. Honramos a história e o destino de todos vocês.”

Silvana Garcia

Silvana Garcia

Silvana Garcia é uma das fundadoras e administradora da Essencial terapias. É psicóloga com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, especialização em Logoterapia e Análise Transacional, Maestria em novas constelações familiares.

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga a Essencial Terapias nas Redes:

Categorias

Artigos Recentes:

Rompendo padrões

Do DNA às galáxias tudo se repete em padrões infinitos. Nossa vida e, consequentemente, padrões de comportamento derivados de padrões biológicos, também. Mudar qualquer coisa

Leia mais >>