Conta-se que Areté, a Virtude, mora perto dos deuses e guarda um lugar sagrado. Poucos mortais podem vê-la.
Quando Heracles estava crescendo, começando a tornar-se seu próprio mestre, período no qual se observa se o jovem abordará a vida pelo caminho da virtude (Areté) ou pelo caminho do vício (Kakia), ele saiu para um lugar tranquilo, e ficou pensando que caminho tomar. Apareceram duas mulheres de grande estatura se dirigindo a ele.
Areté era bonita de se ver e de porte alto, seus membros foram adornados com pureza, seus olhos com modéstia, sóbria era sua figura e seu manto era branco.
A outra, Kakia, era roliça e macia. Seu rosto foi maquiado para realçar seu branco e rosa natural para exagerar sua altura. Ela estava de olhos abertos e vestida de modo a revelar todos os seus encantos.
Quando se aproximaram de Heracles, a primeira seguiu seu caminho; mas a outra, toda ansiosa por superá-la, correu ao seu encontro, gritando: “Heracles, vejo que você está em dúvida sobre qual caminho seguir para a vida. Faça-me sua amiga; segue-me, e eu te conduzirei pelo caminho mais agradável e fácil. Você deve provar todos os doces da vida e dificuldades você nunca conhecerá. Primeiro, em guerras e preocupações você não deve pensar, mas deve sempre considerar que comida ou bebida você pode encontrar, que visão ou som irá deleitar você, que toque ou perfume, que amor terno pode te dar mais alegria, que cama o sono mais suave e como obter todos esses prazeres com menos problemas. E se surgir a apreensão de que a falta de meios possa restringir seus prazeres, não tema que eu possa levá-lo a conquistá-los com labuta e angústia de corpo e alma. Não; você terá os frutos do trabalho dos outros e não se absterá de nada que possa lhe trazer lucro. Pois aos meus companheiros dou autoridade para tirar vantagem onde quiserem.”
Quando Heracles ouviu isso, ele perguntou: “Senhora, por favor, qual é o seu nome?”
Disse ela: “Meus amigos me chamam de Felicidade, mas entre aqueles que me odeiam sou apelidada de Kakia.”
Enquanto isso, Areté se aproximou e disse: “Eu também vim até você, Heracles. Conheço seus pais e observei seu caráter durante o tempo de sua educação. Portanto, espero que, se você tomar o caminho que leva a mim, você se tornará um bom praticante de atos nobres e elevados, e eu serei ainda mais honrada e mais ilustre pelas bênçãos que concedo. Mas não vos enganarei com um prelúdio agradável, antes vos direi verdadeiramente as coisas como são, como os deuses as ordenaram. Pois de todas as coisas boas e justas, os deuses nada dão ao homem sem labuta e esforço. Se você quer o favor dos deuses, você deve adorar os deuses. Se você deseja o amor dos amigos, deve fazer o bem aos seus amigos. Se você deseja a honra de uma cidade, deve ajudar essa cidade. Se você deseja conquistar a admiração de toda a Grécia pela virtude, você deve se esforçar para fazer o bem à Grécia. Se você deseja que a terra lhe dê frutos em abundância, você deve cultivá-la. Se você está decidido a obter riquezas dos rebanhos, deve cuidar desses rebanhos. Se você pretende crescer na guerra e quer poder para libertar seus amigos e subjugar seus inimigos, você deve aprender as artes da guerra com aqueles que as conhecem e praticar seu uso correto. E se você quer seu corpo forte, você deve acostumar seu corpo a ser o servo de sua mente, e treiná-lo com labuta e suor.”
E Kakia disse: “Heracles, observe quão difícil e longo é esse caminho para a alegria de que esta mulher fala? Mas vou levá-lo por um caminho curto e fácil para a felicidade.”
Nenhum homem alcançará a altura de Areté a menos que seu coração esteja bem. Seu tronco é difícil de escalar e no alto do céu estendem seus galhos. Somente aqueles a quem a força e o trabalho atendem, se esforçam para colher seu fruto feliz, escalando a Árvore de Areté coroada de brilho.
Qual caminho escolhemos a cada dia?
(Silvana Garcia)