Espiritualidade é uma das áreas da inteligência humana. A pessoa pode ser um Ph.D., ter habilidade social e equilíbrio emocional, mas se não desenvolver a espiritualidade, é alguém insuportável.
Espiritualidade não é frequentar igreja toda semana, nem fazer trabalhos voluntários em centro espírita, dar palestras, etc.
Pessoas espiritualizadas não são necessariamente veganas, praticam yoga, tomam chás, nada disso.
Não tem bandeiras ideológicas ou crenças. Não são ativistas.
Espiritualidade é uma ação interna. É uma busca interior. Exige uma coragem imensa. É um caminho de libertação do externo. É um trabalho de cura da alma. Não tem nada a ver com o outro.
Não há líderes, gurus, pastores, padres ou monges que podem te ajudar neste caminho. Alguns raros destes são realmente espiritualizados.
Aliás, se a pessoa é espiritualizada, ela jamais se diz isso. Espiritualidade é uma busca eterna, pessoal e intransferível.
Quando você está perto de alguém espiritualizado, se você também é, você se sente bem. Se não é, em geral, você odeia ou despreza essa pessoa. Não consegue ficar indiferente. Nunca. Essas pessoas, mesmo quietas, são notadas pelo poder da presença que têm.
Primeiro amadurecer o ego para desvencilhar-se das amarras e apegos passados. Depois seguir para dentro de si mesmo para encontrar um tesouro desenvolvido por todos seus ancestrais até você.
Rumi, poeta islâmico do século XIII disse: “Se a luz estiver em seu coração, você achará um caminho para casa.” E complementou que ao caminhar, o caminho aparece. É na humildade e confiança que acendemos a luz do coração. O caminho já está lá. Basta ver e seguir um passo a mais além dos que vieram antes.
O egopata, egoísta ou egolatra morre sem sair do lugar porque só vê a si mesmo ou se distrai com a paisagem, reclamando ou andando alheio ao que importa.
A vida só segue adiante. Caminho passado é caminho aprendido.
Os mestres nos mostram como trilhar e encontrar nossa luz, mas o caminho e a força de vontade de cada um é individual.
O ego é como uma roupa muito útil que nos protege na jornada e que podemos nos despir ao final.
A cada passo, o ego vai se desvanecendo e a alma se iluminando.
(Silvana Garcia)