Precisamos olhar o passado. Não o mudamos, mas é graças ao passado que temos sérios problemas hoje. Não julgamos quem fez danos, o que fizeram e como fizeram. Não sabemos o que os motivava e as circunstâncias. Mas o fato é que muitos segredos foram ocultados na história de qualquer país. E isso é ainda assim hoje. Desde o tempo dos faraós, destruíam-se os túmulos dos antigos reis e construíam-se estátuas para adorar os “vencedores”. Um presidente eleito representa a opinião dos que os elegeram. Quanto mais raiva ele demonstra nas suas ações, mais raiva está no povo. O povo que se viu oprimido e não representado.
E como somos dóceis. Não temos noção de como fomos calados e destruídos. E ainda somos.
Acabo de sair de um exame particular para tirar sangue. A funcionária errou 2 vezes. Com educação, disse: “Não farei mais a menos que vocês tragam a funcionária que sempre me atendeu, uma senhora experiente.”
Me olharam assustados, mas em um minuto estava a senhora na minha frente fazendo o trabalho dela de forma excelente como sempre. Agradeci e fui embora. Nada contra alguém aprender em estágios, mas ser humano não é cobaia. Custou-me muito caro fazer isso. Custou trair todas as vezes que minha mãe me disse para ser educada e abaixar a cabeça. Ela nem dizia, ela me mostrava isso. Mas, de onde ela está, sei que se alegra comigo e pela minha atitude. Isso é “mudar” o passado. Obrigada mãe! No meu coração, sei que você se orgulha de mim.
Que nós, brasileiros, possamos também derrubar não estátuas porque é bom lembrar daquilo que já adoramos, mas derrubar velhos mitos e mentiras. Que possamos eleger pessoas que não precisem mais de tanta raiva para limpar abusos. Pessoas que possam simplesmente dizer: “Basta!”.
(Silvana Garcia)